quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Fisica e o Amor




No outro dia apercebi-me que Fisica e amor podem-se relacionar de uma forma bastante directa. Tudo aconteceu quando o meu amor pediu-me para lhe explicar o que era o átomo e os seus constituintes. Como ele não percebe nada de Física (e eu também não percebo muito) tive que arranjar uma forma clara e simples e foi este o exemplo que arranjei:

De momento estamos a morar na Ilha de La Palma, nas Canárias portanto o átomo seria a nossa ilha.


No meio da ilha está a Caldeira do Taburiente (o "buraco" deixado por un enorme antigo vulcão), a Caldeira seria o núcleo do átomo.

Os sendeiros que andam de um lado para o outro à volta da Caldeira seriam o electrão que dá 40 mil voltas por segundo à volta do núcleo.

Dentro da Caldeira (Núcleo) estamos nós dois e alguns amigos (estão os neutrões e protões sendo que estes ultimo têm carga positiva).

Seguindo a lei electromagnética que diz que cargas diferentes se atraem e cargas iguais se afastam, ficou a pairar a dúvida no ar.

Então e porque é que os protões não se repelem e saem do nucleo do átomo?

Isto acontece porque existe uma força dentro do núcleo do átomo que é 100 vezes mais forte que a força electromagnética: a força maior.

Vejamos os neutrões como os nossos amigos heteros e os protões os nossos amigos gays.

Neste caso os protões (que têm a mesma carga - gays o mesmo sexo) ficavam juntos por uma força maior que era mais forte que a sociedade, as más línguas e intolerancia, ou seja, a força do amor.

Resumindo:
Ilha de la palma = Átomo
Caldeira (vulcão no meio da ilha) = Núcleo
Senderos (pedestrianistas) = electrões
Dentro da caldeira estão heteros e gays = Neutrões e Protões
Força do amor = Força maior que mantém os protões juntos apesar da força electromagnética que os tenta separar.

Sem comentários:

Enviar um comentário